DICAS DE FOTOGRAFIA – Conhecendo minha câmera

Comecei a investigar essa câmera que havia comprado em 2009 e mal usava, pois usava a câmera sempre  em automático e  achava sensacional os resultados,mas comecei a utilizar no modo Manual, descobri várias características da minha câmera no site www.dpreview.com me ajudou e muito nesta busca…ai eu encontrei vários elementos.

Aprendi que o básico da fotografia estava em um tripé de conceitos: ISO, VELOCIDADE e DIAFRAGMA.

Durante o curso, começo a entender a função do ISO para a qualidade da imagem que deve sair entre 100 a 400 para garantia de boa imagem, mas não era o limite para reproduzir boas imagens, descobri que poderia subir o ISO e mesmo assim obter boas imagens, sem o chamado “ruído” que acaba por deteriorar a qualidade da imagem em alguns casos…., apresentando manchas..

A função da f/ (abertura) e a profundidade de campo e como conseqüência deveria seguir uma determinada meta se quero a foto com determinado efeito de nitidez ou quero enfocar todos os elementos tendo isso definido, feito isso deveria selecionar o f/ abertura ideal para alcançar meu objetivo. Comecei a entender os números e sua seqüência lógica (f.2.., f5.6, f.8, f.11, f. 16, f.22, f.32 ).

A função da velocidade (em frações de segundo) que a velocidade lenta começava em “bulb” e o limite de minha câmera era de 1/4000 seg. (no caso da NIKON D90).

Entendi, que ao experimentar a função de velocidade mais lenta a mais rápida, poderia criar efeitos diferentes ao registrar as imagens no caso de velocidade lentas ou mesmo congelar as imagens, utilizando velocidades mais rápidas…

Ah!! super importante, a velocidade a abaixo de 1/60 segundos poderia ficar tremida pelo simples fato de pressionar o botão da minha câmera, mais uma vez deveria ter atenção, poderia até arriscar a 1/30 segundos mas abaixo disso sem o tripé, ficaria difícil obter uma imagem que não ficasse tremida. Ao pesquisar artigos na internet, encontrei um site muito interessante, pois gostei muito da forma que é escrita suas mensagens, simples e direta, sem rodeio, aberta a difundir conhecimento.., http://www.dicasdefotografia.com.br, entre muitos outros, mas esse me chamou a atenção pela linguagem rápida e descontraída. E por ai fui descobrindo, mais e mais …

Deixe um comentário